HISTÓRIA DO IRDE – INSTITUTO RIO-GRANDENSE DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL


O IRDE – INSTITUTO RIO-GRANDENSE DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL foi criado em 15 de maio de 2018 e inaugurado em 23 de setembro de 2019 e veio com uma proposta totalmente inovadora. Com um CARDÁPIO DE CURSOS, das mais diversas áreas, com docentes qualificados, especialistas, mestres e doutores, trouxe uma diversidade de qualificações que poderiam mudar a história das pessoas. Estes cursos, alguns foram ministrados no ano de 2019 e início de 2020, mas na sua grande maioria tiveram que ser sustados pelo advento da pandemia.

A direção acadêmica de todos os cursos que foram apresentados à comunidade santanense foi realizada pela Mestre em Educação, Professora Lorei Bopp Del Gaudio. Os instrutores dos referidos cursos fazem parte de sua trajetória educacional, sendo muitos seus próprios mestres, professores que acompanharam sua qualificação e que se uniram para construir o IRDE, representado pela águia, símbolo de fortaleza e liberdade.

Para começar a contar a história do IRDE, é necessário confundir com a vida familiar de sua criadora. Seu pai, Sylvio Bopp, figura conhecida em Santana do Livramento, por seus conhecimentos em contabilidade, empresário da área, não só trabalhou como sócio-diretor da Contabilidade Almeida Ltda, como fez parte da trajetória de grandes empresas na cidade. O escritório de Contabilidade do qual fazia parte, foi um dos precursores na área computacional do Estado do Rio Grande do Sul.

A veia empresária, encontra-se na educação patriarcal, que nos anos 90, acreditando na capacidade criativa de suas filhas, resolveu construir um anexo em uma de suas propriedades residenciais, imaginando que futuramente poderia ser uma empresa criada por uma de suas herdeiras. Hoje tal imóvel, com mais de 300 metros de área construída e 500 metros quadrados de área, localizado no centro histórico da cidade de Santana do Livramento, Rua Prefeito Hugolino Andrade, 866, é sede do IRDE, tal qual sonhou seu pai.

Bem antes disso, o DNA de empresária da Professora Lorei Bopp Del Gaudio, estava estampado na “Casa Águila”, de seu avô. Casa que vendia diversos produtos, entre eles roupas da moda francesa, empresa que foi vítima de sinistro (incêndio) e que marcou a história da família. Por isso, essa homenagem da Águia no logotipo do IRDE. Para compor a criação da marca foi consultada a Dra. Estela Maris Giordani, Doutora em Educação, estudiosa da ontopsicologia que analisou a trajetória da criadora e seus antepassados.

Se formos mais longe, encontraremos no cerne da família Bopp, advindos da Alemanha, uma história de imigrantes que sempre fizeram frente ao desenvolvimento empresarial e cultural do Brasil.

É só analisarmos a longa Árvore Genealógica e encontraremos http://www.genealogiafreire.com.br/bopp/genealogia_bopp.htm ali figuras renomadas, como Itamar Bopp – Genealogista, Filatelista e Historiador; Jorge Bopp que foi responsável pelo desenvolvimento da região de Maratá, local na época selvagem, inclusive com a difusão da agricultura e  a instalação de curtume e uma fábrica de cerveja.


A família Bopp sempre teve em seus membros pessoas preocupadas com o desenvolvimento em suas áreas de atuação. Exemplo disso é o renomado dermatologista Clóvis Bopp, reconhecido internacionalmente por suas contribuições na área médica. “Presidiu congressos e reuniões seccionais com discrição e eficiência. Sua frequente presença, consubstanciada em trabalhos, nos congressos internacionais, tornaram-no um dermatologista de renome mundial, que justifica a outorga que lhe foi feita de membro honorário ou correspondente de várias sociedades de Dermatologia de outros países. O mérito, apenas o mérito, o credenciou a ocupar lugar de destaque no âmbito dermatológico universal.” http://academiademedicinars.com.br/cadeiras/clovis-bopp/.


A história da família Bopp está arraigada também em suas vertentes culturais, através do reconhecido literato Raul Bopp, primo do avô da criadora do IRDE.  

Em sua adolescência, Lorei Bopp, como era conhecida, foi ganhadora de diversos prêmios relacionados à poesia, inclusive foi Destaque em Certame da Imprensa Nacional, em Brasília, fazendo jus à Stella Braziliense, por sua contribuição para cultura do Brasil. Por muitas vezes, as pessoas ligavam suas premiações ao seu antepassado, Raul Bopp (1898-1984) que foi um poeta, cronista e jornalista brasileiro. “Fez parte da Primeira Geração do Modernismo. Seu livro "Cobra Norato" tornou-se uma das melhores realizações do Movimento Antropofágico.
Biografia. Raul Bopp foi um verdadeiro marco na poesia brasileira pela capacidade de apresentar ou público uma linguagem corrente, acessível e ao mesmo tempo moderno, incorporando uma linguagem das matas e do interior do país. Bopp, com muita frequência, busca incorporar em sua poesia elementos e mitos da cultura indígena. Raul Bopp ingressou também na carreira diplomática e preocupava-se em escrever obras acerca da formação histórica do Brasil e seu sincretismo racial. https://www.infoescola.com/biografias/raul-bopp/
 
Voltando ao meio empresarial podemos encontrar na rede mundial de computadores, muitas histórias reais. Hoje o conhecido Shopping Total em Porto Alegre, carrega em sua arquitetura, raízes dessa família. “A antiga Cervejaria Brahma é um prédio histórico de Porto Alegre, localizado à Avenida Cristóvão Colombo, no bairro Floresta. Originalmente pertenceu à Cervejaria Bopp Irmãos, depois à Cervejaria Continental, e desta passou para a Cervejaria Brahma. Hoje está integrado ao Shopping Total.” 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Prédio_da_Cervejaria_Brahma_(Porto_Alegre).

Para contarmos sobre a história do IRDE, é necessário também contar a história da sua criadora, que já foi de certa forma introduzida através de sua herança genética, traçada por um DNA cultural muito forte na área empresarial, contábil e cultural. Para não alongarmos, eis seu currículo:

Mestre em Docência Universidade pela UTN – Universidad Tecnológica Nacional de Buenos Aires, com reconhecimento pela UNIPAMPA – Universidade Federal do Pampa como Mestre em Educação, Especialista em Direito Empresarial, Especialista em Docência Universitária e Contadora. É pianista e poetisa reconhecida em diversos certames nacionais, conquistou láurea universitária e inúmeras premiações sociais. Dos anos de 1998 a 2004 atuou em várias áreas ligadas à educação, como auxiliar de administração universitária, Docente da disciplina de Metodologia Científica no Curso Técnico em Informática e Ensino Médio, Docente Universitária da Disciplina de Contabilidade Pública e Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis. Contadora Pública há 19 anos, aprovou em primeiro lugar no concurso. Hoje dirige mais de 50 projetos educacionais. Atua como palestrante, consultora e empreendedora educacional.

Dentre de seus inúmeros projetos, ministra classes nos Programas destinados ao empreendedorismo na educação, educação 5.0, pesquisa e legislação para concursos públicos.

Importante ressaltar que nenhuma trajetória se constrói sozinha, nem do dia para noite. Lorei Bopp Del Gaudio teve em sua caminhada grandes nomes que a auxiliaram traçar seus objetivos. Em um primeiro momento de sua carreira, (1998-2004) trabalhou numa universidade local, atuando em diversas frentes, desde a parte administrativa até a coordenação de curso de graduação.

Durante sua vida profissional aprovou em 1º lugar no Concurso Municipal para Contador Público da cidade de Santana do Livramento (2003 – até a presente data). Atuou como contadora pública na Contadoria Geral por quase uma década. Foi Diretora do Controle Orçamentário, cargo que foi incorporado na sua função, realizando o Plano Plurianual do Município (2018-2021), Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual do Município. Atuou como Secretária Adjunta da Fazenda e atua atualmente na execução do PPA (2022-2025), LDO e LOA.

Durante sua vida funcional dentro do serviço público, solicitou duas licenças para tratar de assuntos de interesses particulares, ocasiões em que estudou o Mestrado Internacional em Docência Universitária e que também trabalhou profissionalmente na direção acadêmica de um Programa de Mestrado Internacional. Nessas licenças pode conhecer grande parte dos docentes que hoje fazem parte da trajetória do IRDE, inclusive alguns deles foram seus mestres como Dra. Estela Maris Giordani, Dr. Oscar Bruno e Dr. Jair Fagundes.

Em 2016, além das formações já citadas, a Professora Lorei Bopp Del Gaudio aprovou entre as 26 vagas nacionais, com louvor em vestibular para Curso de Letras – Português e Espanhol e ganhou 100 por cento de bolsa. Cursou quase toda a graduação; porém, devido seus outros objetivos, solicitou trancamento da matrícula. São pequenos acontecimentos que fazem parte da trajetória de luta e busca pela educação. Em 2022 retoma seus estudos em Letras.

No ano de 2018 e início de 2019 atuou na direção acadêmica de um Programa de Mestrado Internacional, ocasião em que trouxe diversos docentes e palestrantes, como o famoso professor e empresário Lásaro do Carmo Júnior e o jornalista Caco Barcellos.

Em fevereiro de 2019 organizou o 1º Congresso Brasileiro de Educação 4.0 no celeiro educacional brasileiro em Recife – PE. Lá teve a oportunidade de levar como palestrantes do evento o professor e juiz federal Dr. Rafael Wolff e o empresário Lásaro do Carmo Júnior, tendo a oportunidade de conhecer o ilustre empresário Inácio Feitosa, autor da obra “Demita seu chefe e vá empreender” e criador do projeto de lei anti-bullying nas escolas.

Em março de 2019 pede desligamento da universidade e começa um caminho para o empreendedorismo educacional próprio. Começa a criar projetos, unir professores conhecidos, reforma o prédio da sede e inicia a parceria com uma das três maiores universidades de ensino à distância do Brasil, a Universidade Cruzeiro do Sul Virtual.

Em maio de 2019 participa de um grande evento e treinamento em São Paulo, junto com o Grupo Educacional Cruzeiro do Sul Virtual. Em junho de 2020 retorna ao serviço público municipal, com dois intuitos: aumentar a renda para fazer frente aos investimentos no IRDE e retomada de conhecimentos da área pública, sempre fundamental para criação e manutenção de seus projetos.

Em setembro de 2019 inaugura o IRDE com um vasto cardápio de cursos e professores, nas mais diversas áreas de atuação e para vários níveis e idades. Projetos que foram efetivados: “Memórias Musicais”, com a professora Camila Postiglone Wetternick, “Curso de Caligrafia infantil” – turma infantil e turma juvenil com o professor Vinícius Machado Rodes, Curso de “Fundamentos da Psicologia Jurídica” com a Psicóloga Elisa Goggia Meleu, “Curso de Português para Concursos” com a professora Eneida Berto, “Curso de Introdução às Ciências”, com a professora Larissa Procópio Corrêa, “Curso Preparatório para Oficial de Justiça”, com os professores Bolívar Ibargoyen, Nárima Kelbouscas e Alexandre Del Gaudio; “Curso de Informática para o Concurso de Oficial de Justiça”, com o professor Sandro Custódio.

Iniciando as atividades de 2020, inicia-se com o “Curso Preparatório para o Concurso da Prefeitura Municipal” com professores de diversas áreas como: Português, Informática, Matemática, Legislação e que, teve apenas um semana presencialmente, instaurada a pandemia mundial e impedidos de continuar com seus projetos.

No entanto, a implantação de ensino a distância era um sonho construindo nos meados de 2016, quando estudou a plataforma hotmart, iniciou a “Licenciatura de Letras” em formatação EAD, e posteriormente, em 2018 veio a trabalhar numa universidade de Ensino a Distância e logo, firmou parceria com a universidade EAD que mais cresce no Brasil – Cruzeiro do Sul Virtual – hoje conta com mais de 1200 polos no Brasil e no exterior e está entre as três melhores universidades no ranking do MEC. Portanto, reunia expertises para iniciar seus próprios estudos de marketing digital, construir o primeiro estúdio virtual educacional de Santana do Livramento, nas instalações do IRDE e começar a atuar na área de ensino virtual, não deixando os seus alunos do presencial sem aula.

Durante 4 meses da pandemia, entre estudos e concretização do intento, começou a fazer lives para estimular os alunos a não pararem de estudar e atuou também em outras diversas frentes educacionais através de programas da área da saúde, empreendedorismo e gestão pública, com a participação de renomados profissionais.

No segundo semestre de 2020 começou a construção da plataforma própria do IRDE, desenvolvida no celeiro das startups tecnológicas brasileiras, no Nordeste, através Haws Digital.


Em 2021 já possui nas instalações do IRDE dois estúdios de gravações e conta com mais de 16 (dezesseis) instrutores educacionais e uma dezena de cursos voltados para a preparação em concursos públicos, cursos da área da gestão pública, educação e empreendedorismo.

No segundo semestre de 2021, já atuando em todo o Brasil através do ensino a distância, o IRDE necessitou expandir seus locais de atendimento, instalando um espaço de coworking em Porto Alegre, na Av. Carlos Gomes, 222, 8º andar.


Ainda nesse período teve visibilidade nacional com a reportagem “Cursos preparatórios: nicho para concurso público permanece em alta na procura”, publicado em diversos portais e jornais de todo Brasil, como: www.amp.bemparana.com.br; www.comunique-e.com.br; www.portal99.com.br; pocosentreaspas.com; fatoapurado.com.br; norters.com.br; etcnoticas.com.br; colombonoticias.com; A Gazeta, Site da Serra; portalledob.com.br; Portal Carapicuíba; entre outros.

No final de 2021 o IRDE firma parceria com o Cursinho da Poli, o maior cursinho de São Paulo, projeto de educação idealizado pelo Grêmio Politécnico da USP em 1987, com a “missão de transformar a vida das pessoas promovendo a formação integral por meio de ações, projetos e experiências, oportunizando o acesso às melhores universidades, ao mundo do trabalho e ao pleno exercício da cidadania”, completando assim um rol de excelência em aos estudantes com cursos que levem ao aluno à realização de seus objetivos.

Assim, inicia o ano de 2022 com um rol imenso de oportunidades, proporcionando a todo o povo brasileiro estudar através do ensino a distância, nas mais diversas áreas da educação, com fácil acessibilidade, através de plataforma moderna e uma técnica inovadora, além de contar com parcerias de renome como a Universidade Cruzeiro do Sul Virtual, com mais de cinquenta anos de trabalho com a educação brasileira, sendo uma das precursoras do ensino EAD e contando também com a preparação para ENEM e vestibulares através da parceria com a Poli Cursinhos.

Essa é a história do IRDE – Instituto Rio-Grandense de Desenvolvimento Educacional, que carrega em seu DNA o desenvolvimento, o empreendedorismo e a conquista de sonhos, empreendendo, desbravando e proporcionando a todos os brasileiros acesso à educação de qualidade, no seu tempo e com um investimento módico.


Assim é a águia que voa e alcança novas paisagens, é forte e enxerga longe. Assim o IRDE enxerga seus alunos, perseverantes, concentrados num novo amanhã, em busca de uma nova paisagem para suas vidas, capaz de dar sustento ao seu ninho e abraçar o mundo com suas asas.



Galeria de fotos